Thursday, December 28, 2006

Programa para melhorar a educação no Brasil

Com base em minha experiência como mãe-voluntária na Austrália, tomei a liberdade de sugerir um programa para melhorar a educação no Brasil.

Segue abaixo o programa em sua íntegra, com meus comentários em vermelho.




Investindo em leitura, cidadania e meio ambiente


O programa consiste em:



Criar mini-bibliotecas em salas de aula para que cada aluno (desde o CA até a 5ª/6ª. série) possa escolher livros diariamente para serem lidos em casa de acordo com seu interesse e nível a ser estipulado por seu professor, dando maior ênfase a leitura.

Incentivar a leitura através de prêmio/incentivo (medalha ou certificado).

Promover um maior envolvimento por parte das escolas/alunos na área social e em assuntos relacionados ao meio ambiente.


Objetivos:

Incentivar e fazer com que a criança tome gosto pela leitura de forma que isto se torne um hábito.

Ensinar desde pequeno a responsabilidade que temos com os menos privilegiados.

Criar uma consciência voltada à conservação e preservação do meio ambiente desde cedo.



Justificativa:

Apesar de existirem ou se criarem bibliotecas, os alunos em geral lêem muito pouco.
Segundo informações de pedagogos, muitas crianças chegam a 3ª. série sem
saber ler direito e também não compreendem o que estão lendo.


No setor social, nem todas as escolas promovem ações sociais ou incluem deficientes ou doentes em seu programa. Isto deveria se tornar uma prática em todos os colégios e também ajudaria a diminuir preconceitos quanto a estes grupos.

Devemos educar nossas crianças desde cedo para que possamos conservar e preservar nosso meio ambiente, bem como incentivar a busca de soluções para os problemas existentes.

Obs.: Este programa já existe e funciona em vários colégios do Sul da Austrália.



Investindo em leitura

Após a criação das mini-bibliotecas, os alunos deverão trazer 1-2 livros do colégio todos os dias para serem lidos em casa de acordo com seu interesse e nível a ser estipulado por seu professor.
No dia seguinte os livros que foram lidos deverão ser devolvidos e trocados por outros, proporcionando desta forma um rodízio de livros entre os alunos e permitindo um progresso individual.
Os livros deverão ser acompanhados de uma cartela, onde o pai(mãe) da criança deverá escrever o título do livro que a criança leu ou está lendo e a página onde se encontra, junto com seus comentários (ex.: não gostou do livro, difícil demais, tem medo do assunto, etc...) para ajudar o professor.
A intenção deste programa é incentivar o aluno a ler e tomar gosto pela leitura.
O aluno que estiver cansado não deverá ser obrigado a ler já que esta rotina se realizará todos os dias.
Nada deverá ser feito a força.
O trabalho em casa deverá ser feito juntamente com os pais ou irmãos mais velhos e
a recomendação é de 10 minutos de leitura (CA/1ª. série fundamental). Se a criança quiser ler mais, então ela poderá seguir lendo.
Quando as crianças começarem a ler livros mais adiantados ou de capítulos, elas provavelmente deverão estar lendo de 2 a 4 livros por semana, isto é; elas continuarão levando 1-2 livros para casa , mas lerão um pouco a cada dia de acordo com o seu ritmo de leitura.
Se a criança não gostar do livro, não se deve obrigá-la a ler. Ela deverá trocá-lo no dia seguinte.
Se o aluno desejar ler algum livro que tenha em sua casa, deverá trazê-lo para o professor, para que este veja se está de acordo com o seu nível. Em caso afirmativo, poderá ler.
O trabalho em sala de aula deverá ser feito em torno de textos curtos e não necessariamente com base nos livros lidos em casa.
O professor deverá fazer uma pequena avaliação semanal para poder estipular
o avanço para outro nível.

Só para se ter uma idéia, minha filha desde que entrou para o CA (aqui na Austrália se dá com 5 anos) até o presente momento (ela está terminando a 2ª. série fundamental), já leu mais de 300 livros para o colégio e continua lendo num ritmo de 2-4 livros por semana (livro de capítulos – 90 -120 págs.).

No colégio de minha filha existe uma biblioteca, mas os professores toda semana trazem livros da biblioteca do colégio para as “mini-bibliotecas” em salas de aula e logo quando a criança chega à sala de aula, ela troca o livro para ser levado para casa e lido.
Isto é feito diariamente.
Os livros são escolhidos pela própria criança e não pelo professor, portanto, a criança começa a tomar gosto pela leitura desde cedo, aprende a escolher seus livros, e cria-se o hábito de ler.

Obs.: Para os que se interessam por métodos de ensino, posso dizer que muitos (não todos) dos livros usados para alfabetização e para 1ª./2ª. séries são livros pertencentes ao programa “Reading Recovery” criado por Marie Clay (Nova Zelândia) que foi desenvolvido para crianças com dificuldades de aprendizado. Para conhecer o método de ensino, veja o link abaixo (está em inglês.)

https://www.readingrecovery.org/reading_recovery/facts/index.asp


No colégio de minha filha e em outros, não se segue este método de ensino, porém usam os respectivos livros e outros, para alfabetizar e para leitura.

Vou salientar que a carga horária aqui nos colégios é de: 8:30/ 8:45 hs. às 15:00/15:30 hs. e minha filha ama tanto o colégio que sempre pede para ficar mais tempo para as atividades extra-curriculares e portanto, chega em casa muitas vezes às 17:30 hs. Ela lê praticamente todos os dias (um pouco), toca violino , faz dever de casa de matemática e outros e é uma criança feliz.
A recomendação para o CA e 1ª. série do nível fundamental é de 10-15 minutos de trabalho em casa. Minha filha já está na 2ª. série fundamental e tem mais trabalhos.



Existe um programa anual de incentivo a leitura chamado “Premier Reading Challenge” onde são distribuídas medalhas ou certificados pelo governador ao aluno que ler pelo menos 12 livros da lista de livros (que ele estipula para cada série) num determinado período.
Para o primeiro ano de participação, ganha-se um certificado.
Para o segundo ano de participação, ganha-se uma medalha de bronze
No terceiro ano, uma medalha de prata e no quarto ano, uma medalha de ouro.
Só participa quem quiser.

Segue o link com as explicações em inglês.

https://www.premiersreadingchallenge.sa.edu.au/prc/pages/books/HOMEpage/

Segue um link atual referente a trazer os livros para as pessoas (está em português):

https://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1337786-3586-572460,00.html


Sustentação das mini-bibliotecas e outras necessidades da escola

Na Austrália existem vários programas para se angariar dinheiro para a melhoria da educação e para a compra de equipamentos para a escola Estes programas são denominados de “School fundraiser” e envolvem alunos, pais, empresas, indústrias e professores.

Estou descrevendo alguns que acredito serem viáveis no Brasil.

1 – Venda de produtos através da escola em troca de uma boa educação

A escola serve de mediadora entre a empresa e o aluno.

A empresa liga para a escola (ou vice e versa) e oferece um produto para que a escola venda ao aluno.

Existe aqui um conselho de pais. Estes se encarregam de avaliar os produtos, a viabilidade da venda para os alunos e o retorno para a escola.

Se o produto é aprovado, então se lança uma campanha para que os alunos, familiares e amigos comprem os produtos. Os produtos são oferecidos ao colégio muitas vezes diretamente da empresa ou da indústria. Sendo assim, eles "vendem" ao colégio e o colégio os revende, sendo que o preço final é abaixo do preço encontrado nas lojas.A empresa sai ganhando e o colégio também. O que vender é lucro. O que não é vendido é devolvido à empresa. Ninguém sai perdendo.O dono da loja também não sai perdendo porque isto não se dá todos os dias. Isto se dá 4 vezes ao ano (4 produtos diferentes) e não são todos os colégios que comprarão os mesmos produtos.Os produtos que a escola vende dependem do poder aquisitivo dos alunos (família).Outras empresas dão percentagem de vendas a escola por fazer a propaganda e vender seus produtos.

O dinheiro arrecadado com este programa serve para comprar livros para a biblioteca, equipamentos e outras necessidades para o colégio.
Não é uma quantia exorbitante e portanto está isenta de imposto.
Este dinheiro é depositado numa conta separada e não está ligado ao colégio.Tudo é registrado como num livro (diário) e o dinheiro geralmente é logo aproveitado, assim que os alunos e famílias vêem para onde está indo.
A quantia arrecadada é infomada num boletim informativo do colégio e todos os alunos tomam conhecimento da quantia arrecadada e para onde foi utilizado o dinheiro.
Os pais trabalham junto com os professores e alunos para saber o que o colégio necessita. Este dinheiro não passa pela mão do diretor.A compra do produto NÃO É OBRIGATÓRIA, assim que quem não quiser não tem que comprar.
Como os produtos são de interesse da população, então as famílias tem interesse em comprar, já que são um pouco mais baratos do que os do mercado.Todos saem ganhando. Os colégios, as empresas e a população.

Algumas empresas oferecem a margem de lucro para o colégio, com tabelas e tudo.
Os colégios particulares trabalham com produtos mais caros e às vezes mais
sofisticados; os da rede pública dependendo da área, trabalham mais com produtos básicos e alimentação).

Obs.: O intuito deste programa não é comercializar a escola e sim prover material, equipamentos e livros. Isto aqui se dá 4 vezes ao ano , uma vez a cada trimestre.

Aqui se encontram alguns links sobre o programa de “fundraise”. Estão em inglês.
https//www.expressions.com.au/

https//www.fundraysia.com.au/

Segue aqui também o “site” de regulamentos do governo australianao com relação às companhias que podem participar deste programa. Está também em inglês.
https//www.asic.gov.au/asic/asic_polprac.nsf/byheadline/Raising+funds+in+Australia?openDocument#which_companies



2 – Leilões

Os colégios (pais de alunos) procuram empresas que estejam dispostas a doar ou venderem seus produtos a um preço mínimo (eletrodomésticos, material elétrico, equipamentos, livros e etc..) Os produtos são leiloados e o que não é vendido é devolvido às empresas.


3 – Rifas


4 – Doação de livros

A escola promove aniversários de alunos no colégio em troca de um livro para a biblioteca do seu próprio colégio e escreve – “Este livro foi doado por…”. Isto incentiva a criança a escolher o livro e a ajudar seu colégio.
Em lugares onde os alunos não podem fazê-lo, sugiro que se faça uma campanha para doação, fora do colégio.


5 - bazares

Famílias doam ao colégio tudo o que não desejam. Qualquer coisa que esteja em bom estado e que não se utilize mais em casa. Copos, pratos, despertadores, brinquedos, bonecos, eletrodomésticos (que funcionam), roupa de cama, cortinas, computadores, peças de qualquer coisa, maçanetas, bicicletas usadas, revistas, móveis usados, livros antigos, quadros, DVD’s, VHS, CD’s, enfim, tudo o que se possa imaginar. Isto se dá uma vez por ano. Tudo é vendido por um preço bem razoável assim que a população de baixa renda tem também interesse especial nestes produtos. O dinheiro arrecadado é aproveitado para as necessidades da escola (livros, equipamentos e outras necessidades do colégio).


6 - Eventos

Ex.: A escola promove um filme de cinema ao público e aos alunos, onde o colégio ganha uma percentagem por cada ingresso vendido.

7 - Reciclagem de latas e garrafas

Os alunos juntam latas e garrafas durante uma semana (uma vez por ano) e trazem ao colégio para serem enviadas a um depósito de reciclagem que os reembolsam.
O dinheiro proveniente deste programa é utilizado em benefício das crianças (compra de jogos, livros e revistas para a biblioteca do colégio).

Obs.: Existe um programa do mesmo gênero coordenado pelas igrejas, onde os adolescentes recolhem latas das casas uma vez por ano para que o dinheiro arrecadado seja revertido em favor dos menos favorecidos.
Eles enviam um aviso (uma semana antes) a todos e depois fazem a coleta no dia marcado.



Investindo em cidadania – Responsabilidade social

Podemos utilizar os colégios (rede pública e particular) para beneficiar inúmeras pessoas e instituições incluindo a própria criança da seguinte maneira:


1 - Envolvendo os alunos em campanhas em prol dos menos favorecidos

Cada colégio e creche deveria se encarregar de fazer 2 campanhas por ano em PROL de uma instituição beneficente voltada à criança, através de doações ou prestação de serviços. Com isto, estaríamos beneficiando outras crianças e ensinando a nossos filhos o dever que temos de cuidar dos menos privilegiados.

Cada representante de sala se encarregaria de liderar o projeto, modelando assim a conscientização social a favor do próximo.


2 – Visita de deficientes (visão, audição, deficientes físicos e outros)

Visita de crianças deficientes a outras escolas ou vice-versa envolvendo um profissional que explicasse às crianças como é a vida do deficiente e elaborasse um trabalho em conjunto para o dia da visita.

No colégio de minha filha, as crianças também aprendem noções básicas da linguagem de sinais.

Obs.: Assim como em vários colégios se estuda inglês ou outro idioma, creio que a linguagem de sinais não é menos importante.



3 – Visita a hospitais.

Nos programas de excursão dos colégios devemos incluir sem dúvida uma visita por ano a um hospital (pode ser na área ortopédica) onde crianças aprenderiam sobre saúde e poderiam trocar idéias com os pacientes e um profissional.


Obs.: Apesar de existirem alguns programas no Brasil, onde o profissional vai a escola, e dá palestras sobre determinados assuntos ligados à saúde; a melhor forma de ensinar sobre responsabilidade social é mostrando a realidade; criando um ambiente onde a própria criança possa interagir com o doente ou deficiente. Saber da própria fonte sobre suas dificuldades e como ajudá-lo, além de evitar preconceitos para com os mesmos.
Isto aqui é feito com crianças maiores (a partir de 11 anos).


Em Curitiba- Paraná por exemplo existe um colégio que realiza este tipo de ação, mas não tenho conhecimento de outros. Veja a reportagem no link abaixo.

https//veja.abril.com.br/especiais/educacao_curitiba/p_062.html



4 – Promovendo o ensino da música

Introdução do ensino da música nas escolas, primeiramente sensibilizando o aluno com a exploração de elementos e objetos variados que produzem sons e atingindo um efetivo aprendizado de instrumentos musicais, permitindo assim a formação de grupos vocais, de instrumentos de corda, sopro e outros e 2 ou mais vezes por ano vamos levar alegria a alguma entidade (orfanato, asilos, etc...).

Devemos também entregar a essas crianças um certificado de agradecimento pelo trabalho comunitário.

Obs.: Acesse também o blog : https://www.responsabilidadesocialnasescolas.blogspot.com/
onde você poderá encontrar mais detalhadamente os programas referentes às áreas sociais.



Conscientização do meio ambiente

As crianças devem participar, desde cedo, de programas de conservação e preservação do meio ambiente.

Minha sugestão para esta área, é trazer os problemas existentes no Brasil para serem discutidos em salas de aula através de reportagens de jornais, revistas, excursões para locais onde haja poluição de rios, lagos, saneamento, animais em extinção, problemas com lixo incluindo visitas de observação a locais onde ocorre separação do lixo e empresas de tratamento do mesmo e etc...

Não podemos esquecer também de incentivar às crianças a buscarem soluções para estes problemas.

Ex.: Estão abolindo o conhecido saco de plástico na Austrália.
Algumas medidas tomadas:
Reciclagem
Reuso
Fabricação de sacos plásticos degradáveis a luz solar
Uso de sacolas de pano
Campanhas
Programas em colégios incluindo atividades, “dia da limpeza”, e etc...


Sites em inglês sobre meio ambiente.

https//www.abc.net.au/science/features/bags/

https://www.planetark.org/campaigns/

Programas para a escola, sobre o assunto. É só conferir: (Está em inglês)

https://www.cleanup.com.au/au/Kids/plastic-bgas-in-schools.html



Curiosidades :

Existe um programa na TV voltado às escolas com programas sobre ciências, área social, tecnologia e outros que podem ser aproveitados pelo professor em sala de aula – chama-se “School TV”.
Tem programação para professores e atividades para os alunos.
No link abaixo se pode conferir todos os programas (está em inglês):
https://abc.net.au/schoolstv/


7 comments:

Unknown said...

Oi Feliz ano novo, muita saude, paz, sucesso.

Blog de São Miguel das Matas said...

Foi de gradnde intersse essa fora ddidatica,eu vou passar essa proposta para a secretaria de Educação do Meu Municipio e pra minha esposa que leciona numa escoliha.

Anonymous said...

Olá Karen,

Interessantissimo seu blog. Parabéns! Aproveito para perguntar uma coisa, já que tens experiência com voluntariado e Austrália, você conhece algum programa internacional de voluntariado na Austrália? Gostaria de passar 6 meses num projeto dessa natureza. Agradeço antecipadamente toda a ajuda. Abraços,

Alexandre
andrade.alex@gmail.com

Meduca said...

karen, foi de muita utilidade seu comentários. estou começando com um voluntariado junto aos pais e quero deixar aqui as experiencias que tiver. vou começar com a biblioteca e peço sugestões de livros.
feliz páscoa!

PROJETO CULTURAL ANDRÉ LADISLAU said...

Olá..me chamo Ana Cristina sou de Recife/PE e fiquei sabendo do seu blog atraves da Cicci, enfim...Parabéns pela iniciativa..adorei te conhecer...
Parabéns pela idéias...Parabéns por fazer a diferença.
bjs grande e um abraço bem Pernambucano.

Bobebabiando said...
This comment has been removed by the author.
Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.